Revista Livros & Leituras para Portugal –
Lígia Guerra – “Escrever não é uma decisão, é um chamado de alma”.
Quem é?
Sonhadora. Poetisa. Escritora. Psicanalista. Palestrante. Alguém que sabe que palavras mudam destinos.
Como e quando começou a interessar-se por literatura?
Desde muito pequena. A leitura sempre me cativou. Comecei participando de concursos de poesia aos sete anos de idade.
Por que motivo resolveu escrever livros?
Escrever não é uma decisão, é um chamado de alma. Eu preciso escrever para me sentir viva. É mais ou menos como respirar. Os livros são a consequência dessa urgência de alma.
Qual foi a obra que mais gostou de escrever e porquê?
Mulheres às Av3ssas da editora SELF. Escrever para o público feminino é encantador, uma grande felicidade! Estimular as mulheres a quebrarem os seu tabus, romperem seus medos e a fortificarem a sua coragem interior é maravilhoso. Como escrevo no livro: “Por mais lindo que seja o jardim da sua casa, a estrada da vida começa do outro lado do portão. Este é o momento de fazer a travessia.” Como escritora caminho de mãos dadas com as minhas leitoras nessa travessia.
Em que é que se inspira para escrever um livro?
Nos meus sentimentos e percepções acerca do mundo. As emoções e desabafos das mulheres que me escrevem contando os seus conflitos íntimos também são uma grande fonte de inspiração. Tenho um quadro na TV, Rede Globo, voltado para mulheres há quatro anos. O meu público participa, interage, pede temas e desabafa. Ou seja, tenho uma amplo material para compreender as principais angústias do universo feminino.
https://www.youtube.com/user/ligiaguerra11
Se não fosse escritor, o que gostava de ser?
Cantora. Ainda bem que sou escritora, pois não me atrevo a cantar nem no chuveiro, sou péssima. A humanidade ganhou muito com o meu silêncio (risos).
Quais são seus autores preferidos?
Oscar Wilde, Plutarco, Spinoza, Rubem Alves, Rumi, Khalil Gibran, Clarice Lispector, Saramago, Javier Negrete, o nosso querido Fernando Pessoa e muitos outros.
Que conselho daria a alguém que deseje vir a ser escritor?
Que olhe para a vida com muita gratidão, curiosidade, humildade e amor. Sem isso um autor nunca tocará a alma humana.
Para quando um novo projeto editorial?
Estou me dedicando a um novo livro, espero que para 2015 ele esteja em vossas mãos.
Agora que já conhece a revista Livros & Leituras, que opinião tem deste projeto editorial sem fins lucrativos?
Magnífico. Um projeto que estimula o prazer pela leitura e o senso crítico deve ser aplaudido de pé! Quanto mais lemos, mais nos libertamos de preconceitos e nos tornamos empáticos com outros pontos de vista. Ler é abrir horizontes e acolher diferenças. Parabéns por essa grande contribuição a nossa sociedade!
LEIA A MATÉRIA NO SITE DA REVISTA: