Ao contrário da carreira de escritora, não consegui escolher a acadêmica com a mesma velocidade. Tive muitas dúvidas, felizmente. Graças a essas angústias, mais tarde me tornei consultora de carreira. Percebi, ainda muito jovem, o quanto somos carentes desse tipo de amparo e informação.
Quando me deparei com a psicologia foi emocionante!!! Parecia inacreditável que uma única profissão pudesse reunir tantas das minhas paixões: Pessoas, relacionamentos, mentes, emoções, mistérios, respostas e claro, palavras! A certeza tomou o lugar da dúvida. O amor tomou o lugar da paixão.
Assim que entrei na universidade me tornei colunista do ‘Jornal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná’. Quando concluí o meu curso em psicologia fui convidada para ser colunista do jornal “O Estado do Paraná” . Diante dessa oportunidade criei a coluna ‘Estado de Espírito’ na qual escrevia crônicas sobre comportamentos cotidianos.
Nessa época estava fazendo a minha formação de quatro anos em psicanálise. Essa escolha transformou a minha vida para muito melhor! Abri o meu consultório e passei a mergulhar na mente humana de forma profunda.
Após alguns anos como colunista do jornal ‘O Estado do Paraná’ , fui convidada para migrar para o jornal ‘Gazeta do Povo’, no qual fui colunista durante cinco anos com a coluna “Sua Carreira”. Nela eu tratava questões sobre os dramas profissionais. Nesse período eu cursava a minha segunda especialização, dessa vez em ‘psicologia do trabalho’. Nesse período ajudei a estruturar o site ‘Educacional’ do Grupo Positivo. Durante três anos fui a responsável pela orientação de carreira dos alunos.
Impactada pelas minhas próprias reflexões como escritora e consultora, resolvi dar uma virada na minha própria carreira. Fiquei quatro anos afastada do jornal para provar novas experiências.
Nessa época me dediquei a um novo caminho da comunicação, o rádio. Fui comentarista durante dois anos na ‘Rádio Jovem Pan de Curitiba’, onde uma vez por semana eu participava de um programa com perguntas feitas pelos ouvintes e internautas sobre as suas angústias e ansiedades cotidianas, pessoais e profissionais.
No segundo ano de emissora criei em parceria com o ‘Grupo RIC’ , o mesmo da rádio, uma ‘Revista de Talentos’. Nela eu entrevistava profissionais de diferentes áreas de atuação da capital paranaense, sempre com enfoque comportamental, mostrando diferentes e preciosas trajetórias de crescimento, inovação e superação.
Foi um trabalho extremamente motivador e revolucionário no mercado, pois além de interessar profissionais e empresários, cativou também o grupo jovem que estava no momento de realizar a sua escolha profissional. Como eu era mentora há dez anos do trabalho de ‘Orientação Profissional e Ocupacional do Colégio Marista Paranaense’ e consultora profissional de empresas no Brasil e em vários outros países da América do Sul, utilizei a minha especialização em psicologia do trabalho e o meu know-how para realizar esse projeto.
Após essa experiência fui convidada pela Rádio CBN para ser debatedora aos sábados. Nesse período eu já flertava com a ideia de lançar o meu primeiro livro que viria a ser lançado em breve, “O segredo dos invejáveis”. Foi uma experiência incrível! Assim como o primeiro amor, o primeiro livro proporciona emoções indescritíveis.
Durante todo esse período eu continuava clinicando no meu consultório particular. Sempre fui apaixonada pelas palavras que curam feridas. Afinal, foram elas que me fizeram abraçar com total devoção e amor a minha carreira de psicanalista e que me tornaram expertise em relacionamentos.
Até que elas, as palavras, mudariam novamente o rumo da minha história. Mudei de rota e passei a me dedicar à carreira de escritora e palestrante. Nesse período retornei para o jornal ‘Gazeta do Povo’, dessa vez como blogueira. O nome do meu espaço: “Mulheres às Av3ssas”. O sucesso do blog foi tamanho que dois meses após o seu lançamento fui convidada para ser comentarista na RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná, com o quadro que levaria o mesmo nome do Blog. Assim me tornei a mais jovem comentarista do jornal ‘Bom dia Paraná’. Para a minha mais absoluta felicidade! Fui acolhida generosamente pelo público, mulheres e homens, que além de compartilharem o seu tempo comigo também passaram a mandar sugestões de temas. Essa forma participativa e carinhosa de interação, enriqueceu de forma incomum a minha experiência e o meu trabalho.
Em 2013 lancei o livro “Mulheres às Avessas” no Brasil e em 2014 fui convidada a lançá-lo na Europa. Em Lisboa participei como palestrante internacional de um dos maiores eventos literários do velho continente. Vivi uma realização indizível!
Ainda em 2013, na primeira semana de novembro, fui convidada a divulgar o meu livro no programa “Encontro com Fátima Bernardes”. O que eu não poderia imaginar é que após uma divulgação literária, receberia o convite para ser parceira fixa do programa. Em novembro de 2015 completei dois anos como comentarista do ‘Encontro’.
E no dia 16 de fevereiro de 2016 estreei o meu novo quadro sobre relacionamentos afetivos na Rede Globo do Paraná: “Confusões a 2. Soluções a 3.” Um assunto pedido pelo público que me acompanha e para o qual, tanto eu como a emissora, sentimos uma profunda realização em atender.
E para 2016 projetos ainda mais desafiadores estão nascendo com toda a sua força e originalidade! As mudanças são o verdadeiro caminho da evolução.
A maior alquimia de todas é que ao acreditar na força dos meus sonhos, também passei a andar de mãos dadas com os sonhos de outras pessoas. Hoje cataliso coragens e realizações individuais e grupais, com pessoas e organizações, através dos meus atendimentos, cursos, palestras e livros.
Essa sou eu, alguém que sabe que uma palavra pode mudar um destino. Essa é a minha missão, semear novas possibilidades em cada mente, em cada coração.
O meu mantra: Muitos territórios têm fronteiras, os nossos sonhos não!
Encontro-te entre as nuvens…
– Lígia Guerra –